sexta-feira, 23 de julho de 2010

O poema abaixo é do querido amigo Claudio Sousa, ainda inédito em livro. Futuramente postarei aqui as traduções do Latim que Claudio fez de algumas fábulas de Fedro. 

CAMONIANO

Se há tanto tempo eu busco a fermosura
Que de ti vens, Senhora, a merecer-vos
Não sei se val a pena de querer-vos
Mas sei que me deleito em tal loucura

Que he enamorar-se de huma gran-finura
De ti vens & nunca há de padecer-vos,
He porque atiça-me o juyzo & os nervos
Mantendo-me ao feitiço da clausura.

Clausura esta, que assi, em luz fluhyda,
Vinda dos ólhos teus, tam bellos, parte,
Para çegar os meus logo em seguida.

Eu, rendido, não canso de esperar-te
Porque tua presença em minha vida
Já está n'o todo, em tudo & em cada parte.

Claudio Sousa 

8 comentários:

  1. Gerana, tudo bem? Claudio é um conhecedor profundo da poesia e da métrica luso-portuguesa; é um exímio sonetista, possui um senso do ritmo como poucos. O tônus geral dos poemas dele é passadista, porém excelentes! Está inédito em livro, mas, torcemos, que venha a publicar logo. Claudio estuda poetas praticamente desaparecidos como Francisca Júlia, Augusto de Lima, José Albano, Abgar Renault, e, recentemente, fiquei conhecendo através dele o Durval de Moraes, poeta baiano. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Uma perfeição o soneto do Godi,
    Poeta com ânsias de saber e idealista.
    É um decassilábico que pareceu-me um alexandrino, à primeira vista. Fiquei muito impressionado com o soneto. O Godi também conhece e domina como poucos os alexandrinos. É um pesquisador atualizado das produções dos poetas da aatualidade. Merece nosso respeito e reconhecimento. A respeito do Godi, posso falar porque conheço-o.

    ResponderExcluir
  3. Meu querido amigo Claudio:
    Seu soneto merece um conhecimento profundo que infelizmente, eu não possuo, sou mera aprendiz no assunto e pouco entendo de certos detalhes reservados de preferência aos "críticos literários". Respeito e aprecio seu talento por pura intuição como reconhecimento do belo. Tenho acompanhado seu trabalho, vejo o quanto vc tem crescido e ampliado seus conhecimentos e fico feliz. Desejo que num futuro não muito distante, eu possa ter um livro seu nas mãos. Creio na sua capacidade de criação e que sua vitória seja um presente na sua vida. Parabéns por mais este magnífico soneto.
    Aceite meu abraço sincero, da fã e amiga, Vilma Oliveira.

    ResponderExcluir
  4. Será que ele conhece Sosígenes Costa? Creio que iria apreciar.

    ResponderExcluir
  5. Gerana, conheci Claudio o ano passado e trocamos muitos emails, milhares, somente a semana passada nos encontramos pessoalmente. Pessoa finíssima. Ele conhece sim Sosígenes. Em relação à história da poesia brasileira e portuguesa, de poetas que estão dentro e fora do cânone, Claudio possui um conhecimento que o torna um erudito na área. Tenho alguns poucos amigos profundos conhecedores do assunto, mas como Claudio não vi ainda.

    Vilma, Renã, fico feliz por vcs terem gostado do soneto. Ele manda agradecer a todos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Creio que conheci o Cláudio em 2006. Desde sempre foi um ser humano do melhor que já tive a honra de conhecer, com uma educação e inteligência muito acima da média. Quanto à sua poesia, os seus conhecimentos são fabulosos e a sua escrita absolutamente fantástica e correcta. Afirmo que Cláudio Sousa é sem sombra de dúvida o melhor Poeta vivo que já li e espero sinceramente que publique brevemente porque quem apostar nele verá que é uma aposta ganha.
    Tenho um imenso orgulho em tê-lo como amigo e em ter tido já o privilégio de ler alguns dos seus trabalhos.

    Um abraço Lúcia e um louvor enorme por este trabalho sobre o Cláudio, a quem envio mil beijos

    ResponderExcluir

Seguidores